segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Aprendendo a ser uma pessoa mais amorosa

Neste sábado, dia 22/08, tivemos uma reunião de jovens bem aconchegande em uma noite bem fria. Tivemos a presença de alguns jovens que há tempos não frequentavam a reunião e foi uma alegria para todos nós vê-los conosco. Tivemos momentos de cânticos e um momento especial em que fomos divididos em pequenos grupos para conversar sobre a semana e orar uns pelos outros.

Nosso estudo foi baseado nos capítulos 2 e 3 do livro: Poder para ser vitorioso do Pr Rick Warren. O livro também ganhou outro título nas edições atuais: Poder para mudar a sua vida.

No capítulo 2 do livro o autor fala sobre a nossa parceria com Deus na nossa transformação. Ele nos incentiva a desenvolver a nossa salvação, conforme nos aconselha Paulo em Filipenses 2:12,13. O autor destaca que Deus nos dá três coisas para nos ajudar na transformação: a sua palavra, o seu Espírito e as circunstâncias. Quem quer mudar precisa obrigatoriamente ler a palavra de Deus, meditar e aplicar em sua vida. Quem quer mudar precisa obrigatoriamente depender do Espírito Santo de Deus que vai produzir em nós o fruto do Espírito. Quem quer mudar precisa obrigatoriamente reagir bem às circunstâncias da vida, para que um crescimento saudável seja alcançado.

No capítulo 3 o autor fala sobre o primeiro fruto do Espírito: o amor (Galatas 5:22). O objetivo não era simplesmente aprendermos sobre quais são os tipos de amor, de onde ele vem, etc., mas aprendermos a sermos pessoas mais amorosas, principalmente para aquelas pessoas que são difíceis de serem amadas. O amor não é um sentimento. O amor está relacionado a opção e ação. Quatro passos são apresentados para começarmos a aprender a ser mais amorosos:

1) Compreender o amor de Deus. Pessoas que não são ou não se sentem amadas têm grande dificuldade em amar. Pessoas muito amadas têm naus facilidade em amar e demonstrar amor. Deus nos ama assim como Ele Jesus Cristo. Jesus é o primeiro de muitos irmãos. Deus nos ama tanto a ponto de ter dado seu único filho gerado para morrer por nós. Deus prova seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

2) Ter pensamentos de amor. Paulo nos diz em Romanos 12:2 que seremos transformados pela renovação de nosso entendimento, de nossos pensamentos. Devemos olhara para as pessoas difíceis de serem amadas e ver além das barreiras. Devemos enxergar a necessidade. Devemos ver o que nosso próximo precisa e o porquê dele agir da forma como age. A não ser que a pessoa tenha um desvio de personalidade, ninguém faz o mal pelo mal, ou incomoda por gostar de ser um incômodo. Eles fazem isso porque buscam alguma satisfação. Entender isso nos leva a poder ter pensamentos de amor e entender que aquele a quem nós temos dificuldade de amar pode precisar de nós.

3) Agir com amor. Após entendermos as necessidades do próximo podemos agir. Podemos nos esforçar para atender as necessidades daquele a quem queremos amor. Talvez nossa vontade seja estar longe da pessoa e não nos envolver, mas Cristo nos aconselha a agir com amor. Andar a segunda milha. Dar a outra face. Devemos agir como Jesus agiria.

4) Esperar o melhor. Finalmente, devemos esperar o melhor, mesmo das pessoas que nos incomodam. Em geral nós esperamos o pior. Somos desconfiados. Se alguém passa em alta velocidade na estrada já o taxamos de louco, imprudente. Nem sabemos se algum doente estava sendo transportado e com urgência. Precisamos tratar os outros como gostaríamos que fossem. Devo olhar pelos olhos de Cristo, e enxergar pessoas que são remidas pelo sangue do cordeiro, que estão ficando parecidas com Cristo dia a dia, mesmo sem terem alcançado ainda o nível perfeito. Vamos tentar enxergar Jesus nas pessoas. Olhar além do defeito e do que nos incomoda.

O autor não diz que é fácil, mas diz que é possível. Isso só será possível se for fruto do Espírito. Se for por força de vontade apenas, o trabalho todo será em vão. O desafio que fica é para estudarmos a palavra de Deus, compreender o amor Dele por nós e preenchermos nossos pensamentos com a palavra de Deus. Vamos pedir ao Espírito Santo para nos dar um coração igual ao do Mestre. Vamos clamar a Deus que nos ensine a amar, assim como Ele nos amou.

A seguir estão algumas fotos da nossa reunião....





Nenhum comentário: